Prêmio

ABC da Comunicação

O Prêmio ABC da Comunicação é uma iniciativa do Portal e Comunidade ABC da Comunicação e tem como principal objetivo reconhecer e dar visibilidade para as agências, empresas e profissionais do mercado de marketing e comunicação da região do Grande ABC, por meio do reconhecimento do desempenho profissional ao longo do ano, além de premiar as melhores campanhas e cases realizados.

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  • Para Associados: R$ 200,00
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#regulamento

1.1 > O 6º Prêmio ABC da Comunicação é uma realização da Comunidade e Portal ABC da Comunicação, veículo especializado na cobertura do mercado publicitário da região do Grande ABC. O ABC da Comunicação é uma comunidade de marketing e comunicação para empresas e profissionais que atuam neste setor. Trata-se da principal premiação da região do Grande ABC, com foco no mercado da comunicação, por meio do qual cases, campanhas, agências e profissionais especializados do setor são premiados por sua criação e atuação dentro do mercado da comunicação em nível nacional.

1.2 > O 6º Prêmio O ABC da Comunicação é composto por três grandes blocos de análises, sendo o primeiro de RECONHECIMENTO PROFISSIONAL, o segundo de PROFISSIONAIS E EMPRESAS DO SETOR DE COMUNICAÇÃO e o terceiro bloco composto por CAMPANHAS E CASES.

1.3 > É obrigatório que cada case/campanha inscrito tenha uma AGÊNCIA da região responsável pela inscrição e que a mesma tenha a anuência do cliente/anunciante envolvido. Entende-se por agência da região a agência que tem sua sede em uma das setes cidades do Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires ou Rio Grande da Serra. Um case/campanha somente poderá ser inscrito diretamente por um cliente/anunciante no caso do case/campanha em questão ter sido integralmente criado, desenvolvido e produzido pelo departamento de marketing desse cliente/anunciante. Este cliente/anunciante deve ter sede em uma das sete cidades do Grande ABC.

1.4 > Somente poderão ser inscritos cases/campanhas e peças que tenham sido veiculados de 31 de janeiro de 2017 à 31 de janeiro de 2018.

1.5 > As agências e empresas vencedoras, bem como os profissionais, terão permissão para divulgar suas conquistas da premiação na mídia especializada, após a divulgação oficial pelo Portal ABC da Comunicação, inclusive utilizando a marca do Prêmio.

2.1 > Poderão participar do Prêmio apenas as agências e empresas comprovadamente sediadas em uma das sete cidades que compreendem a região do Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Agências que tem sua matriz em São Paulo, mas possuem sede oficial e inscrição de CNPJ desta filial em uma das setes cidades do Grande ABC também poderão participar do Prêmio.

2.2 > Na categoria destinada à MELHOR CAMPANHA DO LITORAL, só poderão participar agências com sede em uma das 10 cidades do litoral paulista.

3.1.1 > Bloco 1 – Reconhecimento Profissional

O BLOCO 1 de Reconhecimento Profissional é composto pelas seguintes categorias:

  1. Profissional que mais contribuiu com o mercado: profissional da área de marketing e comunicação que mais contribuiu com o mercado na região do Grande ABC, pela sua atuação e realizações que ajudaram o mercado da comunicação a crescer e se desenvolver na regiã
  2. Profissional Referência: Profissional referência é aquele escolhido pela sua atuação, ética, caráter e reconhecimento dos profissionais que fazem parte do mercado do marketing e da comunicaçã
  3. Homenagem pelo conjunto da obra: Esta homenagem tem como objetivo principal reconhecer profissionais que tem um legado com o mercado da comunicação da nossa regiã São profissionais que tem uma larga atuação e realizações em nosso mercado.
  4. Profissional Conexão Brasil-ABC: Este prêmio reconhece e valoriza profissionais de fora da região do Grande ABC mas que de alguma forma contribuíram, ajudaram e deram destaque para empresas e profissionais da região do Grande ABC.
  5. Homenagem Institucional: Este prêmio visa reconhecer empresas e instituições que tem uma história e um legado com a comunicação da Região do Grande ABC.
  6. Agências que fizeram história: Este prêmio visa reconhecer agências que tem uma forte atuação e por um longo período em nossa região realizando projetos e campanhas ao longo do tempo e que marcaram nossa regiã
  7. Agências que contribuíram com o mercado: Este prêmio visa reconhecer agências que tiveram iniciativas ou projetos em prol do mercado de marketing e comunicação da região do Grande ABC.
  8. Líderes do Mercado: Este prêmio visa homenagear profissionais que são líderes em nosso mercado defendendo o setor de marketing e comunicação da Região do Grande ABC.
  9. Mentes Brilhantes: Este prêmio visa reconhecer os grandes nomes da propaganda e comunicação brasileira, premiando aqueles que fizeram história com sua produção e deixaram um enorme legado para os futuros profissionais do setor.

Neste ano qualquer profissional poderá indicar profissionais e empresas para serem homenageados neste bloco. As indicações deverão ser feitas dentro do site do 6ª Prêmio ABC da Comunicação. Não serão aceitas indicações por e-mail o qualquer outro tipo de contato.

Os prêmios deste bloco são outorgados pelo Comitê do Júri, Equipe do ABC da Comunicação e Jurados do Prêmio ABC da Comunicação.

 

3.1.2 > Bloco 2 – Profissionais e Empresas do Setor

Os prêmios destinados às agências, empresas e profissionais estão divididos da seguinte forma:

3.1.2.1 – Empresas

  1. Agência do Ano – agências sediadas na região do Grande ABC e que tenham desenvolvido atividade profissional no ano de vigência do prê Este prêmio obedece o critério olímpico previsto no Bloco 3 – Cases & Campanhas, que será explicado em mais detalhes dentro deste regulamento.
  2. Anunciante Regional do Ano – anunciante que tenha sede e atue na região do Grande ABC e que tenha investido fortemente em comunicação e mídia regional.
  3. Anunciante Nacional do Ano – anunciante que tenha atuação nacional, mas que tenha investido em mídia e presença na região do Grande ABC.
  4. Veículo do Ano | Regional – veículo da região do Grande ABC que tenha excelente custo benefício, que traga maior retorno aos anunciantes e que esteja presente na vida e no consumo de mídia das pessoas. Veículo reconhecido pela sua qualidade e pelo seu profissionalismo em todos os sentidos.
  5. Veículo do Ano | Nacional – veículo com atuação nacional e que tenha maior índice de retorno, audiência e credibilidade na visão dos profissionais da região do Grande ABC.
  6. Veículo do Ano | Digital – veículo com atuação no universo digital e que tenha maior índice de retorno, audiência e credibilidade na visão dos profissionais do Grande ABC. Consideramos veículos do universo digital: sites, portais, blogs, redes sociais, comunidades digitais, entre outros.
  7. Fornecedor Especializado – fornecedor mais utilizado e que traga uma excelente qualidade dos seus serviços e que não precisa ser sediado na região do Grande ABC. O mesmo deve ser utilizado por agências sediadas na regiã

3.1.2.2 – Profissionais

  1. Melhor Profissional de Marketing – profissional de marketing que atue em empresa sediada em uma das setes cidades do Grande ABC e que tem conseguido um resultado expressivo com suas ações, escolhido pelo mercado de comunicaçã
  2. Melhor Profissional de Atendimento – profissional que tenha uma atuação diferenciada junto ao cliente e condução da agência na função de atendimento publicitá
  3. Melhor Profissional de Planejamento – profissional que tenha se destacado pela construção de planejamentos estratégicos de marketing, de campanha e de comunicação dos seus clientes.
  4. Melhor Profissional de Live Marketing – profissional que tenha se destacado na elaboração de campanhas ou ações de Live Marketing.
  5. Melhor Profissional de Marketing Digital – profissional que tenha se destacado pelo trabalho no ambiente digital, seja na construção/programação de campanhas e peças digitais, bem como sistemas voltados para ações de marketing.
  6. Melhor Profissional de Social Media – profissional que tenha se destacado pelo trabalho no ambiente digital nas redes sociais, gerando engajamento e presença da marca no ambiente digital.
  7. Melhor Profissional de Conteúdo – profissional que tenha se destacado pela criação, elaboração, produção, bem como a gestão de conteúdo de seus clientes.
  8. Melhor Profissional de Comunicação Interna – profissional que tenha se destacado pelo trabalho de comunicação interna e relações públicas atuando dentro de empresas sediadas na região do Grande ABC, fazendo com que sua empresa tivesse destaque no universo da comunicação de seu segmento e na relação com todos os seus stakeholders.
  9. Melhor Profissional de Criação – profissional que tenha criado campanha(s) e que tenha se destacado pela ousadia e criatividade atuando na direção de arte e/ou redação de peças de comunicaçã
  10. Melhor Profissional de Produção – profissional que tenha uma atuação diferenciada junto a fornecedores da á
  11. Melhor Profissional de Mídia – profissional que tenha se destacado em virtude da elaboração dos planos de mídia, que tenha feito a negociação e relacionamento junto aos veí
  12. Melhor Executivo de Veículo – profissional que tenha se destacado atuando como executivo de veículo que tenha sede na região do ABC e atenda as agências de comunicação da regiã
  13. Dirigente ou Empresário da Indústria da Comunicação – profissional na condição de sócio-diretor ou gestor de empresas da comunicação sediadas e com atuação na região do Grande ABC.

 

Neste bloco de PROFISSIONAIS E EMPRESAS são indicados 3 (três) finalistas por categoria que concorrerão ao prêmio de melhor do ano. As agências e/ou empresas devem inscrever seus profissionais em cada uma das categorias. Profissionais também poderão fazer indicações de colegas ou a sua auto-inscrição. As inscrições neste bloco são gratuitas. A escolha dos três finalistas é feita pelo comitê do júri e equipe do ABC da Comunicação. A escolha do melhor profissional é feita por um júri composto por profissionais de mercado, professores e colunistas do portal. Também tem direito a um voto membros do conselho editorial, empresas, profissionais e estudantes participantes da comunidade do ABC da Comunicação e  colaboradores do  ABC da Comunicação.

Importante ressaltar que cada empresa, seja ela agência, fornecedor, veículo ou anunciante e membros da comunidade ABC da Comunicação tem direito a 1 (um) voto, assim como os profissionais e professores que fazem parte do júri do Prêmio ABC da Comunicação.

As inscrições de Profissionais (Bloco 2)  poderão ser feitas do dia 18 de Junho de 2018 às 23h59 do dia 30 de Junho de 2018.

A votação do Bloco 2 ocorrerá do dia 9 de Julho à 8 de Setembro de 2018.

 

3.1.3 > Bloco 3 – Cases e Campanhas

Para inscrição e julgamento, os cases e campanhas deverão, necessariamente enquadrar-se nas categorias que estão em cada setor. Este BLOCO está dividido em cinco setores e cada setor tem suas categorias correspondentes:

3.1.3.1 – SETOR 1 – Stakeholders

  1. MELHOR CAMPANHA PARA O PÚBLICO INTERNO – Campanhas internas, de incentivo e/ou endomarketing, direcionadas equipe interna das empresas para qualquer departamento, incentivando-os a vender mais um produto e/ou serviço, gerar uma mudança de comportamento nos funcionários ou promover um produto ou uma ideia aos funcioná
  2. MELHOR CAMPANHA BUSINESS TO BUSINESS – Campanhas B2B direcionadas a clientes corporativos, nas quais uma empresa direciona seus esforços de comunicação para uma ou mais empresas.
  3. MELHOR CAMPANHA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL – Campanhas de produtos e/ou serviços, ONGs, Causa Social, etc. que geraram um impacto positivo em relação a uma causa social, incluem-se nesta categoria os projetos proprietários de sustentabilidade ou ação social das agências do Grande ABC,
  4. MELHOR CAMPANHA DE RELACIONAMENTO COM INFLUENCIADORES – melhor uso de influenciador em uma campanha/ação/evento direcionada aos stakeholders.

> MELHOR AGÊNCIA SETOR STAKEHOLDERS – Agência que mais pontuou somando apenas os pontos dentro do setor stakeholders (Públicos de Interesse).

Comitê do Setor 1 – Stakeholders – Os membros do comitê foram responsáveis pela definição das categorias, critérios de avaliação e indicação de profissionais que pudessem compor o júri de avaliação. Além disso, o comitê escolhe um dos seus representantes para assumir uma cadeira de vice-presidência junto ao Comitê Geral do Júri. Participaram deste comitê:

  • Fábio Di Renzo – Sócio-Diretor da Agência Novembro 4 Comunicaçã
  • Geison Maia Leite – Sócio-Diretor da Agência Gax Brasil Comunicaçã
  • José Luiz Gartner – Sócio-Diretor da Agência Pacto Propaganda.
  • Vinícius Rodrigues Lúcio – Sócio-Diretor da Agência Incandescente.
  • William Robson Comissário – Sócio-Diretor da Agência Canna.

 

3.1.3.2 – SETOR 2 – Design

 

  1. MELHOR EMBALAGEM CRIAÇÃO – Criação de embalagens ou rótulos para produtos.
  2. MELHOR EMBALAGEM DESIGN – Melhor solução de design de embalagem.
  3. IDENTIDADE VISUAL- Criação do Melhor Projeto de Identidade Visual para empresas de qualquer setor de atuaçã
  4. MELHOR ILUSTRAÇÃO MANUAL – Criação de melhor ilustração MANUAL que tenha sido utilizada em alguma campanha publicitária, promocional, evento ou em qualquer uma das categorias mencionadas neste regulamento.
  5. MELHOR ILUSTRAÇÃO 3D – Criação da melhor ilustração 3D para qualquer tipo de cliente ou campanha usada em todo Brasil.
  6. MELHOR PROJETO EDITORIAL OU PUBLICAÇÃO – Criação e Design de projetos editoriais ou publicações como revistas, jornais, livros, house organs, relatórios anuais, anuários, entre outros.
  7. MELHOR PROJETO DE SINALIZAÇÃO – Melhor projeto de sinalização para empresas, lojas, indústrias, etc.
  8. MELHOR DESIGN DIGITAL – Melhor criação/design para peças no ambiente digital.

> MELHOR AGÊNCIA SETOR DESIGN – Agência que mais pontuou somando apenas os pontos dentro do setor design.

Comitê do Setor 2 – Design – Os membros do comitê foram responsáveis pela definição das categorias, critérios de avaliação e indicação de profissionais que pudessem compor o júri de avaliação. Além disso, o comitê escolhe um dos seus representantes para assumir uma cadeira de vice-presidência junto ao Comitê Geral do Júri. Participaram deste comitê:

  • Bruno Moreira – Sócio-Diretor e Diretor de Criação do Estúdio Lateral.
  • Diego Felipe Oliveira – Sócio-Diretor e Diretor de Criação da Agência Canna.
  • Gustavo Loureiro – Sócio-Diretor e Diretor de Criação da Agência Galpão 162.
  • Junior Vieira – Sócio-Diretor e Diretor de Criação da Agência Abid..
  • Maurício Ribeiro – Sócio-Diretor e Diretor de Criação do Estúdio LaBomba.

 

3.1.3.3 – SETOR 3 – Marketing Digital

 

  1. MELHOR CAMPANHA DIGITAL Campanhas publicitárias que utilizaram a internet como principal plataforma de ação, interação e divulgaçã
  2. MELHOR USO DE REDES SOCIAIS – Campanhas que melhor demonstraram o uso das redes sociais como um todo, marketing viral ou uso das redes sociais na construção, divulgação ou fortalecimento de uma marca.
  3. MELHOR SITE INSTITUCIONAL – Criação, desenvolvimento e implementação de um site ou hotsite dentro do ambiente web com foco B2B ou B2C e também de uso interno. Nesta categoria será avaliado apenas o site inscrito levando em consideração itens como navegabilidade, usabilidade, layout, tecnologia utilizada entre outros itens que compõem a criação de um site.
  4. MELHOR APLICATIVO – Criação, desenvolvimento e implementação de aplicativo no ambiente móvel, seja com foco B2B ou B2C. Nesta categoria serão avaliados itens como: layout do aplicativo, funcionalidade, interação, entre outros itens.
  5. MELHOR GESTÃO DE PRESENÇA DIGITAL – Presença da marca no ambiente digital por meio de redes sociais, mídia digital, performance, engajamento, seguidores e fãs nas mídias sociais.
  6. MELHOR E-COMMERCE – Melhor desenvolvimento de loja virtuais/e-commerce para empresas de qualquer segmento, analisando também performance e desempenho de resultados da loja.
  7. MELHOR USO DE TECNOLOGIA e INOVAÇÃO – Campanhas que tenham usado itens de tecnologia e inovação como inteligência artificial, learn machine, realidade virtual, realidade aumentada, integrações, etc.

> MELHOR AGÊNCIA SETOR MARKETING DIGITAL – Agência que mais pontuou somando apenas os pontos dentro do setor marketing digital.

Comitê do Setor 3 – Marketing Digital – Os membros do comitê foram responsáveis pela definição das categorias, critérios de avaliação e indicação de profissionais que pudessem compor o júri de avaliação. Além disso, o comitê escolhe um dos seus representantes para assumir uma cadeira de vice-presidência junto ao Comitê Geral do Júri. Participaram deste comitê:

  • Arthur Dias – Sócio-Diretor da Agência WiFi.
  • Beto Rades – Sócio-Diretor da Agência Plyn Interativa.
  • Diego Voni – Sócio-Diretor da Agência Logic Arts.
  • Fágner Oliveira – Sócio-Diretor da Solare Interativa.
  • Neviton Santana – Sócio-Diretor da Agência Dotcase.

 

3.1.3.4 – SETOR 4 – Live Marketing

 

  1. MELHOR CAMPANHA PROMOCIONAL OU ATIVAÇÃO – Campanhas promocionais que tenham alcançado aumento de vendas ou imagem e que tenham se utilizado de mecânicas e características promocionais. Campanhas que tenham em sua essência uma mecânica promocional.
  2. MELHOR AÇÃO DE ATIVAÇÃO OU PROMOCIONAL – Ações de ativação e promocionais com o objetivo de promover marcas e produtos por meio da interação junto ao público-alvo, gerando uma experiência com a marca.
  3. MELHOR USO DE MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA – Campanhas e/ou ações de merchandising no ponto de venda, utilizando técnicas, ações e/ou materiais de ponto de venda.
  4. MELHOR USO DE EVENTOS (Criação e Produção) – Criação, elaboração, produção e execução de eventos de qualquer natureza que tenham ou não feito parte de campanhas. Eventos que tenham sido utilizados para promover empresas, marcas ou produtos junto ao seu público alvo. São exemplos de eventos: convenções, eventos de incentivo, lançamento de produtos, shows, feiras expositivas (planejamento completo), entre outros.
  5. MELHOR ESTANDE – Melhor criação e produção de um estande em uma feira expositiva.
  6. MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO – Campanhas de incentivo de vendas focadas no departamento interno de vendas da empresa ou para distribuidores e demais players do canal. Campanha com o foco e objetivo de aumentar as vendas de um produto ou linha de produtos.

> MELHOR AGÊNCIA SETOR LIVE MARKETING – Agência que mais pontuou somando apenas os pontos dentro do setor live marketing.

Comitê do Setor 4 – Live Marketing – Os membros do comitê foram responsáveis pela definição das categorias, critérios de avaliação e indicação de profissionais que pudessem compor o júri de avaliação. Além disso, o comitê escolhe um dos seus representantes para assumir uma cadeira de vice-presidência junto ao Comitê Geral do Júri. Participaram deste comitê:

  • Fábio Eloi de Oliveira – Diretor de Planejamento da Octopus Comunicaçã
  • Humberto Tadeu – Sócio-Diretor da Agência For You Marketing.
  • Ney Euphrausino – Sócio-Diretor da Total Live.
  • Suellen Gargantini – Sócia-Diretora da Agência Sugarlab Digital.

 

3.1.3.5 – SETOR 5 – Publicidade e Propaganda

 

  1. MELHOR JINGLE/SPOT – Inscrição de peça JINGLE ou SPOT veiculado no meio Rádio ou qualquer outro meio que suporte a veiculação da peça tais como carro de som, ações promocionais e afins.
  2. MELHOR CRIAÇÃO PARA MÍDIA IMPRESSA – Inscrição de anúncio impresso veiculado em meio Jornal ou Revista em qualquer região do paí
  3. MELHOR CRIAÇÃO PARA MÍDIA OOH – Inscrição de peças nas mais diversas possibilidades da mídia OOH como outdoor, outdoor especiais, busdoor, mobiliário urbano, painéis eletrônicos, redes internas, entre outros
  4. MELHOR FILME PUBLICITÁRIO – Inscrição de peça publicitária ou promocional veiculada em mídia TV. Filmes publicitários de trinta segundos e um minuto.
  5. MELHOR CAMPANHA PUBLICITÁRIA – Campanhas publicitárias realizadas por agências do ABC veiculadas em qualquer região do paí A campanha deve ter caráter publicitário. Podem ser inscritas campanhas de comunicação integrada, etc.
  6. MELHOR CAMPANHA DE VAREJO – Campanhas de varejo com características de campanha varejista produzidas para empresas varejistas de qualquer segmento.

> MELHOR AGÊNCIA SETOR PUBLICIDADE E PROPAGANDA – Agência que mais pontuou somando apenas os pontos dentro do setor publicidade e propaganda.

Caso a melhor Campanha Publicitária não seja uma campanha veiculada na região do Grande ABC, será outorgado um novo prêmio para a Melhor Campanha veiculada no Grande ABC.

 

Comitê do Setor 5 – Publicidade e Propaganda – Os membros do comitê foram responsáveis pela definição das categorias, critérios de avaliação e indicação de profissionais que pudessem compor o júri de avaliação. Além disso, o comitê escolhe um dos seus representantes para assumir uma cadeira de vice-presidência junto ao Comitê Geral do Júri. Participaram deste comitê:

  • Liu Ferrari – Diretor de Novos Negócios da Octopus Comunicaçã
  • Pedro Almeida – Diretor de Criação da WP Criativa.
  • Renata Paz – Sócia-Diretora e Diretora de Criação da MegUp Propaganda.
  • Rodney Gonçalves Ribeiro – Sócio-Diretor da Agência New Mind Comunicaçã
  • Thiago Tot – Sócio-Diretor e Diretor de Criação da Agência Go! Comunicaçã

 

CATEGORIA ESPECIAL – LITORAL

 

  1. MELHOR CAMPANHA DO LITORAL – Melhor campanha veiculada em uma das dez cidades do litoral seja ela campanha publicitária, promocional ou institucional.

Participam desta categoria somente agências com sede estabelecida em uma das dez cidades do litoral.

 

> Inscrições

Nestas categorias cada case/campanha deve ser inscrito mediante pagamento de taxa de acordo com a tabela descrita no item 5 deste regulamento. Um mesmo case pode ser inscrito em mais de uma categoria.

Para cada uma destas categorias será composto um time de jurados formado por profissionais de mercado e professores, os quais avaliarão os cases/campanhas e darão notas de 1 a 10 para cada um dos itens da inscrição de cada case.

4.1 > As inscrições de Cases & Campanhas (Bloco 3) para o 6º Prêmio ABC da Comunicação poderão ser feitas das 13h do dia 18 de Junho de 2018 às 23h59 do dia 18 de Agosto de 2018, totalizando assim sessenta dias para a inscrição.

As inscrições de campanhas e cases só serão validadas a partir do momento da confirmação do pagamento da taxa da inscrição do mesmo. É possível realizar a inscrição do case e efetuar o pagamento na sequência para garantir a inscrição, mas seguir editando o case até a data limite do período de inscrições da etapa correspondente.

4.2 > A inscrição será composta obrigatoriamente por:

> Ficha cadastral completa da agência

> Apresentação e justificativa da campanha

> Arquivo digital em PDF (máximo de 10MB) – Importante: o arquivo em PDF poderá conter até 10 (dez) slides + capa de apresentação da campanha.

> Link para videocase/making of (opcional)

> Carta de anuência do cliente.

4.3 > Caso a agência participante inscreva mais de um case (na mesma categoria ou em categorias diferentes), será seguido o mesmo procedimento acima mencionado, porém pulando a etapa de cadastramento da agência, o qual já estará efetivado e será acessado por meio de login e senha.

O conteúdo da justificativa das campanhas deve obedecer aos itens abaixo:

  1. Categoria
  2. Título da Campanha/Peça
  3. Cliente
  4. Conceito (mote da campanha) – 140 caracteres
  5. Período de Veiculação
  6. Briefing/Problema/Solicitação – cenário da campanha, objetivos pretendidos. – até 500 caracteres.
  7. Solução – solução utilizada pela agência (estratégia/planejamento/ideia) – até 500 caracteres.
  8. Peças utilizadas na campanha (apenas citar as peças) – até 500 caracteres.
  9. Canais de Comunicação Utilizados – até 000 caracteres.
  10. Resultados da Campanha – colocação dos resultados obtidos com a campanha – até 000 caracteres.
  11. Arquivo ou Prancha Digital em PDF.
  12. Lik para videocase (embeded Youtube) – opcional.
  13. Carta de Anuência do Cliente.

OBS.: Para garantir a imparcialidade no julgamento, fica expressamente proibida a identificação da agência responsável pelo case inscrito em qualquer um dos itens acima mencionados ou ainda no material visual (arquivo, prancha e/ou videocase). Como identificação entende-se logotipo, menção do nome, sigla ou qualquer outro tipo de alusão que remeta à agência participante, sob pena de rebaixamento da premiação, caso o case tenha sido premiado ou até a desclassificação imediata da premiação . A única exceção refere-se ao caso da agência cujo case seja proprietário (quando a própria agência é também o anunciante).

4.4 > No ato da inscrição é obrigatório o upload do arquivo ou da prancha da campanha inscrita, devendo este arquivo ser digital e apresentado no seguinte formado: A1 (840mm x 594mm) em extensão PDF e de baixa resolução (no máximo 5MB) ou conjunto de dez slides + capa com até 10MB. As campanhas inscritas que não apresentarem arquivos ou pranchas digitais ou ainda que tiverem arquivos ou pranchas digitais inseridas em formato diferente do mencionado neste item do regulamento serão desclassificadas.

4.5 > A inclusão de um videocase ilustrativo da campanha no ato da inscrição é opcional. A agência deverá anexar o referido video à inscrição como um complemento para a análise do júri. O video deverá ter no máximo 60 segundos de duração e ser postado no YouTube (www.youtube.com) informando seu respectivo link no campo adequado da inscrição online. Não poderá existir nenhum tipo de identificação da agência seja no vídeo ou no canal do YouTube. Os vídeos com duração superior a 60 segundos serão desclassificados.

4.6 > Os cases e campanhas inscritos deverão ter sido criados, implementados, veiculados e finalizados entre 31 de janeiro de 2017 e 31 de janeiro de 2018.

4.7 > Uma mesma marca ou campanha (com o mesmo case ou cases diferentes) poderá ser inscrita pela mesma agência em categorias diversas devendo, obrigatoriamente, ter objetivos e justificativas distintos para cada inscrição, condizentes com cada categoria. O case/campanha inscrito em mais de uma categoria que apresentar argumentos iguais ou semelhantes poderá ser desclassificado.

4.8 > São critérios desclassificatórios:

  • Identificação da agência seja por nome, logotipo, sigla ou qualquer outro componente que se relacione com a mesma. Apenas a ficha de inscrição online deverá conter dados que identifiquem a agência imputados devidademente nos campos destinados a esta finalidade, excetuando-se o caso mencionado na observação do item 4.3;
  • Cases inscritos que não tenham anuência do cliente;
  • Cases cujos quais tenham sido criados e/ou implementados por agências, porém que tenham sido inscritos pelo anunciante (cliente);
  • Campanhas criadas, implementadas ou finalizadas fora do período estipulado neste regulamento (31 de janeiro de 2017 à 31 de janeiro de 2018);
  • Utiliza argumentação descritiva igual ou semelhante para um mesmo case/campanha inscrito em categorias distintas. Para cada categoria na qual o case estiver inscrito os conteúdos, objetivos e justificativas deverão ser, obrigatoriamente, diferentes e condizentes com a mesma;
  • Cases que tiverem arquivos, pranchas ou vídeos fora dos formatos especificados neste regulamento;
  • Inscrições não concluídas, não pagas ou pagas fora do prazo de vencimento do boleto emitido;

4.9 > A inscrição de um case/campanha somente será válida se a mesma for efetuada dentro do prazo de inscrições mencionado no item 4.1 deste regulamento e ainda se for devidamente paga dentro do prazo de vencimento do boleto emitido.

4.10 > Somente serão aceitas inscrições que atenderem às condições definidas neste regulamento.

4.11 > Nenhum valor de inscrição pago será devolvido em caso de desclassificação da campanha/case concorrente por qualquer questão disposta neste regulamento ou por desistência da agência.

5.1 > Os valores abaixo contemplam a inscrição de cada case no 6º Prêmio ABC da Comunicação e deverá ser pago dentro do período de inscrições:

> Valor por cada case/campanha inscrito por categoria no Bloco 3:

  • Para Agências Mantenedoras, Associadas ou Participantes da Comunidade de Marketing ABC da Comunicação: R$ 200,00 (duzentos reais).
  • Para Agências não associadas à Comunidade: R$ 400,00 (quatrocentos reais)

> Tabela de Descontos

A tabela progressiva de descontos na inscrição de cases é válida somente para filiados da comunidade ABC da Comunicação e tem as seguintes regras.

Número de Cases Valor Unitário Parcelamento
até 10 cases inscritos R$       200,00 2x
de 11 a 20 cases inscritos R$       180,00 2x
de 21 a 30 cases inscritos R$       160,00 3x
acima de 31 cases R$       140,00 3x

> Para inscrição no bloco de 2 destinado aos profissionais não será cobrado valor de inscrição.

5.2 > O pagamento fora do prazo de vencimento do boleto emitido, implicará na desclassificação da campanha.

6.1 > A avaliação e julgamento dos cases/campanhas do 6º Prêmio ABC da Comunicação será feita por um júri formado por profissionais de mercado das mais diversas áreas da comunicação e professores de universidades da região e do Estado.

6.2 > Os componentes do júri serão indicados pelo conselho editorial do Portal, Revista e Comunidade ABC da Comunicação e pelos Comitês de cada de Setor.

6.3 > Os jurados não terão o direito de votar (quando for o caso) em seus próprios trabalhos ou em quaisquer outros que demonstrarem interesse adquiridos, sendo casos como este acompanhados pelo líder do júri e pela auditoria.

6.4 > O julgamento será online por meio de sistema especialmente desenvolvido para tal, sendo que poderá haver conferência presencial caso o líder do júri julgue necessário.

6.5 > O julgamento ocorrerá de 20 de Agosto à 8 de Setembro de 2018.

6.6 > O julgamento será acompanhado por um auditor independente que, além de ser o responsável pelas planilhas de julgamento, também cuidará da guarda dos resultados até a cerimônia de premiação.

6.7 > Os jurados reservam-se o direito de não aceitar qualquer inscrição que for por eles considerada, na sua descrição exclusiva, violadora de qualquer lei relevante ou do Código de Ética da AMPRO, APP, ABAP e Conar. Neste caso, não haverá reembolso do valor da inscrição.

6.8 > A entrega dos prêmios para os finalistas ocorrerá em uma cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 28 de setembro de 2018, em São Bernardo do Campo no espaço para eventos Sítio São Jorge, quando serão revelados os prêmios OURO, PRATA e BRONZE em cada categoria. Os detalhes do evento, bem como a aquisição de convites para o mesmo, serão divulgados no Portal do ABC da Comunicação.

7.1 > Os cases/campanhas inscritos serão avaliados segundo quatro critérios básicos: estratégia, conceito, execução e resultados.

Estratégia: qual foi a estratégia desenvolvida para alcançar os objetivos de marketing e por quê? A estratégia foi pensada para a marca e o público-alvo?  Quais as perspectivas foram descobertas e como elas ajudaram na estratégia? Aqui serão consideradas adequação, relevância e qualidade do pensamento estratégico.

Conceito: Dado os objetivos, quão forte e relevante é o conceito? É forte para a marca e o público-alvo? Como o case/campanha foi planejado? Esta é uma ideia original? Neste quesito serão considerados originalidade, criatividade, ineditismo e impacto geral do conceito.

Execução: Quão bem foram executados todos os elementos e etapas da campanha? Qualidade, conceito criativo e programa de implementação? Que problemas foram enfrentados e superados, com consumidores, equipes e força de vendas? Como a campanha se destacou? Teve forte presença no mercado? Serão consideradas qualidade, complexidade e criatividade durante a execução.

Resultados: Explicar os resultados da campanha usando o máximo de detalhes possível. Quão bem a campanha se saiu diante dos objetivos estabelecidos? Foram dados padrões verossímeis para dar contexto à força dos resultados? Se existem resultados confidenciais, qualifique-os, indique-os ou descreva-os com o máximo de detalhes possíveis.

> De acordo com característica e finalidade de cada setor e categoria poderão ser outorgados pesos diferentes para cada critério de avaliação. Desta forma, por exemplo, na categoria de desing será dado um peso maior para a criação e design da peça, já na categoria de marketing digital poderá ser dado mais peso para performance e resultado e/ou uso de tecnologia. Tais critérios serão informados em cada categoria.

7.2 > Os cases/campanhas concorrentes receberão pontos para critério, conforme a tabela:

Fraco: 1 a 2 pontos

Insuficiente: 3 a 5 pontos

Boa: 6 a 8 pontos

Excelente: 9 a 10 pontos

7.3 > As campanhas que obtiverem as cinco maiores médias de pontos farão parte do shorlist e serão avaliadas novamente pelo júri que decidirá se todas deverão ser premiadas, em função da qualidade dos componentes da campanha, conforme critérios mencionados acima (item 7.1). Sua colocação entre os finalistas, ou seja, OURO, PRATA e BRONZE, será definida não somente pela pontuação recebida na fase 1 (um) online mas também levando em conta os critérios estabelecidos no júri presencial com a participação de todo o comitê do júri. Os cases somente serão conhecidos durante a cerimônia de premiação.

7.4 > Em caso de empate o júri decidirá qual campanha é a melhor, reavaliando as campanhas em questão sob os mesmos critérios mencionados no item 7.1. Poderemos ter mais de um finalista na mesma categoria sendo premiados com OURO, PRATA ou BRONZE. Também poderemos ter categorias onde não haja premiação com OURO ou PRATA, caso o júri entenda que a qualidade das campanhas inscritas não é condizente com tais prêmios.

7.5 > Serão considerados vencedores e terão direito a receber prêmios de OURO, PRATA e BRONZE, as agências responsáveis pelas inscrições dos cases.

7.6 > O comitê do Júri é formado por: Adilson Mota (Presidente), Luciano Bonetti (CEO ABC da Comunicação), Colunistas do Portal ABC da Comunicação além de cinco vice-presidentes regionais, onde cada um preside um comitê composto de três a cinco membros dos setores do bloco 3. São também convidados para participar do Comitê profissionais que fizeram parte da primeira fase de votação.

7.7 > A decisão do júri é soberana e não estará sujeita, em hipótese alguma, a recursos ou qualquer outro procedimento similar. Os resultados serão auditados por empresa competente para tal.

8.1 > Agência do Ano > Será considerada a Agência do ANO a agência que somar mais prêmios de acordo com o CRITÉRIO OLÍMPICO, ou seja, a agência do ano será aquela que somar mais conquistas de OUROS somando TODAS AS CATEGORIAS DE TODOS OS SETORES. Havendo empate na quantidade de ouros, o desempate é feito pelo número de PRATAS. Havendo um novo empate o critério de decisão será o número de BRONZES conquistados pela agência.

8.2 > Agência Mais Premiada > Será considerada a Agência mais premiada aquela que somar mais pontos dentro do bloco 3 de Cases e Campanhas, em todas as categorias e seus respectivos setores. Para tanto serão considerados os seguintes pontos: 5 (cinco) pontos para OURO; 3 (três) pontos para PRATA e 1 (hum) ponto para BRONZE. Ao final serão somadas todas as conquistas de cada agência.

8.3 > GRAND PRIX –  O GRAND PRIX é outorgado pelo comitê do Júri durante o julgamento presencial para a peça mais criativa em qualquer uma das categorias do Bloco 3. O Júri tem a liberdade de outorgar mais de um GRAND PRIX caso julgue necessário, bem como determinar qual a categoria deste GRAND PRIX.

9.1 > A votação do Bloco 2 EMPRESAS E PROFISSIONAIS será feita por sistema online e com caráter técnico. Cada agência, fornecedor, veículo e empresa/anunciante, bem como profissionais e estudantes participantes da Comunidade ABC da Comunicação terá direito a 1 (hum) voto. A votação será feita por meio de login e senha fornecido ao responsável de cada empresa e aos profissionais e estudantes. Os jurados do Bloco 3 de CASES e CAMPANHAS também terão direito a um voto cada.

10.1 > Para informações adicionais ou esclarecimentos, procurar a Comunidade ABC da Comunicação pelo telefone 9.6669-7684 ou pelo email premioabc@oabcdacomunicacao.com.br

10.2 > As agências participantes da premiação concederão à Comunidade ABC da Comunicação o direito de publicar e comercializar os cases inscritos e seu respectivo conteúdo. Em ambos os casos, sem qualquer pagamento aos clientes ou à agência e sem necessidade de uma autorização exclusiva.

10.3 > Todas as inscrições serão de propriedade física da Comunidade ABC da Comunicação imediatamente após suas confirmações como inscritas, ficando subentendido que as agências e os respectivos clientes dos cases inscritos concordam inteiramente com essa condição. Não há responsabilidade por perda ou dano dos arquivos.

10.4 > A participação implicará na completa aceitação das condições deste regulamento. Qualquer situação não prevista ou divergências serão decididas, de forma soberana e irrecorrível, pela comissão organizadora do evento e diretoria da Comunidade ABC da Comunicação.

10.5 > Ao final do evento a Comunidade ABC da Comunicação publicará um anuário digital com os cases e campanhas vencedoras do 6º Prêmio ABC da Comunicação, com as indicações de OURO, PRATA e BRONZE.

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PDF do Regulamento Modelo de Carta de Anuência