Para construir ou gerir uma marca, seja ela pessoal ou empresarial, seguir uma estratégia é essencial. É através das diretrizes planejadas que conseguimos desenvolver posicionamentos, personalidades, identidades, nomes e modelos de gestão em busca da construção de reputação da marca.
Os cases serão julgados pelo júri online de 30/09 a 24/10. O Encontro do Comitê para definição das premiações será no dia 26 de Outubro.
Escolha dos finalistas: 20 de Agosto
Votação online fechada de 01/09 a 24/10
Todas as categorias, bem como os critérios de avaliação foram determinados pelos membros do Comitê Técnico da área, levando em consideração estudo de mercado e o que era mais adequado a atividade das agências neste setor.
como se inscreverBranding é, antes de tudo, um modelo de gestão. Construir a reputação de uma marca requer conhecimento profundo do mercado, muita estratégia e esforços contínuos em todas as áreas da empresa. Nesta categoria, vamos avaliar toda a jornada da construção estratégica de marca, desde a pesquisa e diagnóstico até a estratégia e o posicionamento em si.
Identidade visual: O universo visual de uma marca vai muito além do logo. Projetar as melhores formas de comunicar visualmente o posicionamento da marca a cada público (interno ou externo), em cada ponto de contato, sem se tornar cansativo ou repetitivo, requer muita criatividade e estratégia, essa inclusive que pode optar por sequer mexer em um logotipo.
Nesta categoria vamos avaliar a construção estratégica destinada à identidade visual e como isso levou à construção do conceito criativo, ramificando para o desenvolvimento de um sistema de identidade visual impactante, com personalidade, amplo e desdobrável.
Identidade verbal: Assim como na identidade visual o universo verbal de uma marca não se limita ao slogan. A forma como a marca conversa com as pessoas influencia diretamente na sua reputação. Entender o perfil do público e os objetivos da marca é fundamental para definir como será sua abordagem, tom de voz e linguagem. Nesta categoria, vamos avaliar o conceito e a técnica da identidade verbal além da sua complexidade e a estratégia que levou a sua criação.
O nome é o único elemento da marca que está presente em todos os pontos de contato, desde a hora em que atendemos o telefone até a descrição da empresa no contrato, acompanhado ou não da identidade da marca. Por isso, sua importância e relevância são gigantes.
Criar um nome é uma das tarefas mais complicadas no branding. Não basta ter estratégia e um ótimo posicionamento. Ele ainda precisa ter proteção jurídica, ser registrável no INPI, ter boas opções para uso na web e redes sociais, ser memorável, entendimento na cultura onde a marca estará presente, fazer sentido para os públicos de interesse.
Nesta categoria, vamos avaliar desde a conceituação do projeto até a relevância do nome diante da marca, passando por todos os pontos apresentados acima.
Todas as categorias de profissionais foram determinadas pelo comitê técnico de cada área em conjunto com o Comitê de Profissionais e o Comitê da ABCCOM. Os profissionais podem realizar uma auto-inscrição ou indicar profissionais que atuem em agências da região.
INDICAÇÃO INSCRIÇÃO ESCOLHA DOS FINALISTAS VOTAÇÃOProfissional que tenha se destacado em virtude da elaboração de projetos de BRANDING contemplando todas as etapas de estratégia e gestão da marca.
A consultoria do ano é determinada por cada área de atuação/conhecimento seguindo os padrões de critério olímpico, ou seja, a consultoria do Ano será aquela que obtiver mais OUROS, caso haja empate, será aquela que obtiver mais PRATAS, persistindo o empate aquela que obtiver mais BRONZES, ainda havendo empate, aquela que obtiver maior pontuação no Geral somando todas as áreas.
Neste ano serão escolhidas agências do Ano por Área/Setor, desta forma teremos:
- Agência do Ano de Stakeholders
- Agência do Ano de Design
- Agência do Ano de Digital
- Agência do Ano de Live Marketing
- Agência do Ano de Publicidade
- Consultoria do Ano de Branding
Além disso teremos a premiação para a AGÊNCIA MAIS PREMIADA, que é aquela que somar mais pontos integrando todas as grandes áreas, sabendo que o OURO = 5 pontos, PRATA = 3 pontos e BRONZE = 1 ponto.
Envie uma mensagem para os nossos contatos ao lado.